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Foto: Divulgação/União Brasil/ Governo do Estado

Prestes a sair do papel, o VLT do Subúrbio é tratado por aliados como o grande trunfo para impulsionar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Salvador, considerado um ‘reduto netista’. Somente o primeiro trecho da obra, que fará o trajeto do antigo trem que circulava na região, terá um investimento de R$ 1.418.231.801,21.



Uma importante fonte ligada ao governo do Estado, em condição de anonimato, pontuou que a obra, quando sair do papel, dará um novo rumo ao debate da mobilidade urbana na capital. Além disso, quebrará um dos argumentos usados por ACM Neto (União Brasil), principal adversário petista, de que o governo tem demorado para concluir as promessas da área de infraestrutura em Salvador.

A obra, que deve ficar pronta em 2026, também exigirá uma série de transformações nas região do Subúrbio, como revitalização de trechos, aumento da iluminação e construção de ‘praças’ e pistas de skate.

A ideia é que o VLT do Subúrbio vire um dos cartões de visita do governador na cidade e carro-chefe, ao lado da ponte Salvador-Itaparica, para 2026, quando tentará a reeleição.

O sucesso da obra também pode turbinar, na avaliação de político aliado de Jerônimo na capital, uma futura candidatura petista para a prefeitura. Apesar dos quase 20 anos de governo no estado, Salvador ainda não foi conquistada pelo PT.

Em 2022, Jerônimo recebeu 557.418 votos em Salvador. O número, embora não seja considerado ruim, passou longe dos 1.013.094 votos conquistados por ACM Neto, que havia acabado de encerrar sua passagem pela prefeitura.



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