Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Ascom / Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TRE) negou o pedido da coligção “Pra Mudar a Bahia”, que tem ACM Neto (UB) candidato ao governo do estado, e validou, nesta quinta-feira (1º), o levantamento Atlas/Intel, divulgado pelo jornal A Tarde no último mês, que aponta o ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), na liderança das intenções de voto para governador (veja).



O juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira ainda derrubou a liminar anterior que suspendia a divulgação da pesquisa: “Julgo pela improcedência da representação, dada a inexistência que irregularidades que, porventura, constituíssem óbice à veiculação da pesquisa objeto deste feito, revogando-se, por conseguinte, a liminar outrora”, pontuou o juiz.

Na peça movida pela coligação, era questionada a compatibilidade da pesquisa com o registro no Tribunal Superior Eleitoral, já que também foi feito um questionário com as intenções de voto para a presidência da República.

“A norma eleitoral não estabeleceu quais agrupamentos ou estratos devem ser utilizados no plano estatístico para se chegar ao resultado da pesquisa eleitoral, nem estabeleceu qual fonte de dados deve ser espelhada no plano amostral utilizado. A norma de regência apenas determina que a metodologia e plano amostral devem ser escritos por ocasião do registro da pesquisa, sem tecer maiores exigências sobre tal questão”, explicou.

A pesquisa

A pesquisa em questão foi divulgada no dia 24 de agosto. No levantamento, pela primeira vez Jerônimo aparece na liderança das intenções de voto, com 38%. ACM Neto (UB) vem em seguida, com 35,6%.



Deixe sua opinião