Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia apontou que 28,1% dos funcionários das agências testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Diante desse número, o Sindicado quer que os trabalhadores dos bancos sejam incluídos no grupo prioritário para vacinação.



De acordo com o levantamento, entre os que já responderam, 71,9% disseram que ainda não tiveram a doença e 26,3% moram com alguém que já foi contaminado. Quando perguntado se algum empregado da unidade de trabalho testou positivo, 90% responderam que sim.

Além disso, o Sindicato perguntou se os bancos seguem os protocolos sanitários e 77,6% afirmam que todas as medidas são tomadas pela empresa quando ocorre algum caso de coronavírus na agência. Outros 22,4% disseram que não.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, “desde o início da pandemia fomos a primeira categoria do país a montar um comitê de crise que tem monitorado as agências e exigido o cumprimento dos protocolos nos bancos”.

“Mesmo assim, temos centenas de casos de contaminação. As agências são ambientes confinados, o contato é próximo, manuseamos dinheiro e tudo isso expõe os funcionários e a população. Precisamos vacinar o mais rápido possível bancários, vigilantes e demais trabalhadores das agências”, destacou.

Por fim, a pesquisa revelou que a maioria dos que já participaram da consulta atende diretamente ao público (67,2%). A pesquisa revela ainda que 30,7% dos bancários estão em trabalho remoto, uma conquista do Comando Nacional para impedir a mais propagação do vírus nas unidades de trabalho.





Deixe sua opinião