Foto: Divulgação / Freepik

Aproximadamente 4,2 mil bares e restaurantes deverão reabrir as portas em Salvador, nesta segunda-feira (10). Este será o primeiro dia de retomada do segmento depois de quase cinco meses de atividades presenciais suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), o quantitativo corresponde a 70% dos seis mil estabelecimentos filiados à entidade.



O sindicato aponta que 30% dos bares e restaurantes da cidade não reabram nesta segunda em função da falta de capital de giro. De acordo com o presidente do SHRBS, Sílvio Pessoa, os empresários têm enfrentado dificuldades para conseguir disponibilidade de linha de crédito junto aos bancos, recursos que serviriam para arcar com aluguéis e contas de consumo.

“O segmento bares e restaurantes está muito mal visto (pelas instituições financeiras), sendo tido como grupo de risco para pagamento. Além disso, acreditamos que, no primeiro e segundo mês de retomada, o consumo vai ser pequeno por parte da população, pois as pessoas estão temerosas em sair de casa para comer e beber, mesmo os bares e restaurantes sendo um dos setores mais fiscalizados, principalmente pela Vigilância Sanitária”, disse Sílvio Pessoa.

“Posso afirmar categoricamente que somos um dos setores mais seguros. A maioria dos bares e restaurantes já está preparada para atender aos protocolos geral e setorial determinados pela Prefeitura. Vamos só nos adaptar com algumas medidas, como redução de salão, cardápio com QR-code ou plastificado, higienização imediata de mesas e cadeiras após troca de cliente, disponibilização de temperos em sachês etc. Boa parte das ações já eram feitas”, completou.





Deixe sua opinião