Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / Youtube

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) divulgou durante a sessão da CPI da Covid desta quinta-feira (20) um vídeo onde governadores e secretários estaduais de Saúde falam sobre o uso da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19. Entre eles, aparece Fábio Vilas-Boas, titular da Sesab e hoje contrário á utilização do medicamento.



No vídeo exibido pelo senador, Fábio Vilas-Boas avisa que o governo baiano autoriza o uso da hidroxicloroquina para os pacientes internados com a doença, em unidades de saúde pública e privada, além de informar sobre a disponibilização do medicamento por parte da Sesab.

“A Secretaria do Estado da Bahia e o Governo da Bahia vai estar liberando a hidroxicloroquina para emprego em pacientes com coronavírus que precisarem ser internados, tanto na rede pública quanto na rede privada. Nós pretendemos disponibilizar isso em todo o estado nos centros de referências”, diz o secretário no vídeo.

O vídeo exibido por Marcos Rogério foi publicado pelo secretário ainda no início da pandemia, no mês de abril. Na época, a decisão foi tomada após uma reunião com a comissão científica criada pela Sesab. Nesse período, a eficácia da cloroquina para a Covid-19 era discutida em várias partes do mundo, inclusive alvo de estudos da Organização Mundial da Saúde.

Após evidências de sua ineficácia no combate à doença, Vilas-Boas, assim como outras autoridades de saúde, descartou o uso do remédio e passou a recomendar a não utilização, alegando o risco de outros efeitos.



Deixe sua opinião