Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

A ONU escolheu em 2005 o terceiro domingo de novembro como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Em 2021 a data será celebrada no próximo dia 21 em Salvador e a FENASDETRAN (Federação Nacional das Associações de DETRAN) e o CEATV (Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida), entidades e órgãos parceiros realizam o ato de lançamento da Pedra Fundamental alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. O ato será no Dique do Tororó (imediações da Fonte Nova), às 10 hs, com culto ecumênico.



Histórico do Dia Mundial

Em 1993 a RoadPeace, instituição de apoio às vítimas de trânsito do Reino Unido, como uma forma de lembrar das vítimas da violência do trânsito, criou a primeira data em Memória desses que sofrem as consequências trágicas do trânsito e que contou com o apoio de várias outras organizações. Em 1995, a Federação Européia de Vítimas de Trânsito criou o dia mundial que foi adotado definitivamente pela Assembleia Geral Das Nações Unidas em 26 de outubro de 2005, através da Resolução 60/5 que instituía a data mundialmente.

A data é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação à inaceitável perda de vidas no trânsito, além de estimular a sociedade e os governos a apoiarem e desenvolverem ações e políticas que permitam reduzir as vítimas. De acordo com estudos da ONU, apresentados na 3ª Conferência Ministerial Global de Segurança Viária realizada em fevereiro de 2020, em Estocolmo, Suécia e publicados no Relatório de status Global de Segurança no Trânsito – 2018 (Global Status Report on Road Safety – 2018) morrem cerca de 1,35 milhão de pessoas vítimas de sinistros de trânsito todos os anos no mundo, sendo que 60% dessas mortes ocorrem em países de média ou baixa renda.

Mário Conceição diz que “em 2021, começamos uma nova Década de Ação pela Segurança no Trânsito cuja meta é reduzir à metade o número de mortos até 2030. Assim como lembrar das vítimas e seus familiares e entender que o compromisso por um trânsito mais seguro é também um ato de solidariedade”. Para isso, no dia 28 de setembro de 2021, foi aprovado o PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), com participação de diversos órgão e entidades, inclusive de vítimas de trânsito.

Segundo a Federação e demais entidades, O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito de 2021 representa a oportunidade para lembrança das vítimas dessa tragédia sobre rodas. Nesse caso, o Projeto Memorial das vítimas de trânsito de Salvador quer trabalhar a conscientização dos cidadãos para a causa do trânsito mais seguro e mais humano. A ideia é a construção de um monumento urbano pós-moderno para se tornar um marco simbólico para todo ativismo relacionado à causa da segurança viária nacional e internacional.

O Brasil, de acordo com a ONU, é o quarto país do mundo com mais mortes por Sinistros de trânsito. Em 2013, houve mais de quarenta mil vítimas fatais em todo o território. Na esteira deste quadro amplo, o papel da FENASDETRAN está em consonância às resoluções internacionais sobre o tema. No nível nacional é possível verificar que a entidade também está em diálogo constante e concordância com o CONTRAN no sentido de estabelecer boas relações e desenvolver projetos que colaborem no objetivo de fazer com o que o Sistema Nacional de Trânsito seja mais humano e mais seguro.



Deixe sua opinião