Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Joilson César / Política ao Vivo / Alan Santos / PR

O governador Rui Costa (PT) fez fortes declrações, nesta quarta-feira (8) contra a proposta do governo Bolsonaro em zerar o ICMS dos combustíveis e ressarcir os estados. O imposto arrecadado é usado em setores como educação e saúde.



Em Brasília, onde participou de uma audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, Rui disse que a medida do governo federal pode quebrar as 27 unidades federativas. Só a Bahia, segundo Rui, pode deixar de arrecadar R$ 5 bilhões. O governador petista ainda acusou o presidente Jair Bolsonaro de saber dos problemas que a decisão pode trazer.

“Não posso concordar em tirar dinheiro da saúde, segurança e educação para garantir altos lucros de companhias de petróleo. A Bahia teria de abrir mão de R$ 5 bilhões. Como posso concordar com isso? Eu tenho que pagar salário de policial, de professor, comprar remédios para os hospitais todo mês. Sem essa receita, a conta não fecha. E o governo federal sabe bem disso”, começou Rui, que disse não entender o motivo da decisão do governo federal para, segundo ele, manter os lucros gigantescos para quem produz e comercializa o petróleo. Rui chamou a postura de “inversão de valores”.

“Vários países desenvolvidos do mundo fazem controle dos preços dos combustíveis. No Brasil, quer se retirar recursos da saúde, da educação, do pagamento dos policiais, de professores para se garantir altos lucros das companhias de petróleo. Eu não posso concordar com isso”, disparou à imprensa no local.

Veja o vídeo

 



Deixe sua opinião