Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / TV Bahia

Na manhã desta segunda-feira (29), rodoviários que operam o transporte público por ônibus na região da orla de Salvador e no bairro de Mussurunga e adjacências paralisaram o serviço. A medida foi tomada dois dias após o prefeito Bruno Reis (DEM) anunciar que rescindiu o contrato com a Concessionária Salvador Norte (CSN), empresa que era responsável pela operação.



Em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, o presidente do Sindicato dos Rodoviário, Hélio Ferreira, disse que a maior preocupação da categoria é com os postos de trabalhos e direitos trabalhistas.

“A nossa principal preocupação é com os postos de trabalhos e nossos direitos trabalhistas. São companheiros com mais de 30 anos, que deram a vida na empresa e nesse momento se ver tudo zerado, sem nenhuma proposta, então a gente espera mais tarde, no decorrer do dia, que o prefeito nos chame e tente mediar um acordo para que a gente possa sair dessa situação”, disse.

De acordo com Hélio Ferreira, alguns funcionários temem não receber o pagamento dos Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de perderem empregos.

“Nós temos o FGTS que não está regularizado, tem a multa, tem férias, tem décimo proporcional, tem aviso prévio e tem os postos de trabalho. São duas coisas que estão na mesa para que possam ser resolvidas. A gente tinha uma proposta de acordo, aprovamos em assembleia, mas infelizmente não foi concretizada”,  pontuou o presidente do sindicato.

“Nós pretendemos continuar a paralisação, esse movimento pode ser ampliado de acordo com o que for acontecendo. Esperamos que não precise e que a gente consiga resolver isso”, concluiu.

No último sábado (27), a prefeitura afirmou que assumirá a operação do sistema, até outra empresa ser selecionada em licitação.

Conforme o prefeito Bruno Reis, a decisão foi tomada após relatório de auditoria apontar diversas irregularidades na gestão do contrato, por parte da empresa. Ainda segundo Bruno Reis, o total da dívida acumulada da CSN é de R$ 516 milhões.

O mandatário explicou que, com a rescisão, a prefeitura continuará executando o serviço diretamente. Como a empresa estava sob interdição da administração municipal, era a prefeitura que já operava o serviço, mas com o CNPJ da CSN.

A partir de agora, até outra empresa ser selecionada, a prefeitura executará o sistema com seu CNPJ. Na prática, para o usuário do transporte, nada muda.

Além disso, o chefe do executivo municipal afirmou que lançará licitação definitiva pra contratação de empresa que se interesse em operar o sistema. “Uma licitação dessa demora de quatro a seis meses. Esperamos que alguma empresa se interesse”, disse.

 

Bruno trouxe ainda a informação de que uma autorização já foi pedida para que a prefeitura possa contratar, via Reda, os profissionais que já estão atuando no sistema de transporte público de Salvador e, assim, dar continuidade ao serviço.

A Prefeitura de Salvador anunciou, no final da noite de domingo (28), que preparou uma operação emergencial de transporte buscando garantir o atendimento dos usuários do transporte público na bacia operada pela concessionária.

O atendimento aos usuários que usavam as linhas operadas pela CSN será realizado através de ônibus do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec), conhecidos como Amarelinhos.

Confira abaixo as linhas que serão operadas pelo STEC a partir desta segunda-feira (29):

Lapa x HGE

Lapa x Daniel Lisboa (via Waldemar Falcão)

LB1 – Lapa x Chame-Chame

LB2 – Lapa x Barra Avenida/Barra

LB3 – Lapa x Garibaldi/Ondina

Lapa x Rio vermelho (Cardeal da Silva)

Lapa x Caixa D’Água

Pau Miúdo x França/Campo Grande

Cosme de Farias/Estação de Brotas x Engenho

Velho de Brotas/Lapa

Nordeste x Lapa

Santa Cruz x Calçada/Bonfim

Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa

Boca do Rio x Ribeira

Terminal Aeroporto x Jardim das Margaridas

Estação Mussurunga x Fazenda Grande 1/Boca da Mata

Estação Mussurunga x Mussurunga 1 Setor G/C

Estação Mussurunga x Mussurunga 2 Setor L/J

Estação Mussurunga x Parque São Cristóvão

Estação Mussurunga x Mussurunga 2 Setor H/I

Estação Mussurunga x Alto do Coqueirinho

Estação Mussurunga x Barra 3

Estação Mussurunga x Fazenda Grande 4/3/2

Estação Mussurunga x Ribeira/São Joaquim

Estação Mussurunga x São Joaquim

Estação Mussurunga x Bairro da Paz

Estação Mussurunga x Bosque das Bromélias

Estação Mussurunga x Cajazeira 11/Setor C

Estação Mussurunga x KM 17

Estação Mussurunga x Stella Mares

Estação Mussurunga x Praia do Flamengo R 1

Terminal Acesso Norte x Cidade Nova /Pau Miúdo





Deixe sua opinião