Foto: Reprodução

O prefeito da cidade de Itajaí (SC), Volnei Morastoni, fez um anuncio no mínimo inusitado para tentar combater a pandemia da Covid-19.

Durante uma live na noite da última segunda-feira (3), pelo Facebook, Volnei afirmou que o município irá aplicar ozônio, via retal, nos pacientes que testarem positivo para o novo coronavírus.

O prefeito, que é médico, disse que a cidade foi inscrita na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Ministério da Saúde, para integrar um protocolo de pesquisa sobre o uso do ozônio.



De acordo com o prefeito, o tratamento seria apenas “a quem desejar” e que, inclusive, já foi infectado pela Covid-19. Morastoni disse que, o provável é que sejam dez sessões de aplicação do ozônio, “simples, rápida, de dois a três minutos por dia”.

“Bem provável que seja aplicação via retal, uma aplicação tranquilíssima, rapidíssima, de dois minutos, com um cateter fino e com resultado excelente. Vamos em breve estar implementando isso também. O indivíduo precisa fazer isso por dez dias seguidos. Isso vai ajudar também”, disse.

Além do ozônio, o prefeito mencionou outros tratamentos já oferecidos na administração da cidade, além do ozônio: ivermectina, azitromicina e cânfora. No início de julho, a Prefeitura de Itajaí distribuiu ivermectina para os moradores do município, mesmo sem comprovação da eficácia no tratamento da Covid-19.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) já declararam que ainda não há medicação para o combate do coronavírus no organismo humano. Também não há tratamento de eficácia científica comprovada.



Deixe sua opinião