Foto: GOVBA

Durante a cerimônia de posse como secretário de Segurança Pública da Bahia, nesta segunda-feira (28), que aconteceu em regime virtual, Ricardo Mandarino defendeu o debate sobre descriminalização das drogas. Mandarino citou o exemplo de Portugal, que viu os índices de consumo da maconha reduzirem após a sua legalização.



“Nós vamos trabalhar em equipe, discutir estratégias. Vamos botar a cabeça pra funcionar de forma inteligente. Nós não podemos ficar reféns do crime organizado. Nós temos que pensar outras políticas, porque essa política de combate, violência, só violência, só violência, ela não funciona. A gente está vendo que não funciona em lugar nenhum do mundo. Os países que estão abrindo com outras perspectivas estão sendo muito bem-sucedidos. Veja o que acontece com Portugal. Portugal hoje é um país que menos consome maconha, baixou o consumo pra 10%, enquanto França e Itália, onde a proibição permanece, consomem mais de 20%”, afirmou o secretário.

Mandarino também disse que o objetivo é que, caso as drogas sejam descriminalizadas, sejam realizadas campanhas de conscientização tendo o jovem como público alvo.

“Eu não estou propondo, que fique bem claro, que a gente saia por aí liberando o uso de drogas… não é isso. Nós somos responsáveis, temos que trabalhar em cima da legislação que nós temos, nós não vamos prevaricar. Estou propondo um debate. Agora, ao lado do debate, nada impede que a gente faça uma politica de propaganda massiva em cima dos jovens para deixá-los constrangidos quanto ao consumo e drogas, como hoje a maior parte da sociedade brasileira se constrange quando pega um cigarro pra fumar”, disse o novo secretário.





Deixe sua opinião