Fotos: Ricardo Stuckert / Site PT Bahia

Novo presidente do Consórcio do Nordeste a partir de dezembro deste ano, o governador do Piuaí, Wellington Dias (PT), herda do antecessor, o baiano Rui Costa (PT), uma série de investigações em relação a compras de respiradores.



Ao todo, o Ministério Público Federal (MPF) trabalha com quatro inquéritos para investigar a compra de respiradores pelo Governo da Bahia a fim de abastecer outros estados do Consórcio do Nordeste.

Só a compra feita junto à Hempcare, de quase R$ 50 milhões, rendeu a abertura de dois inquéritos: um deles conta com o auxílio da Polícia Federal e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), e outro, aberto mais recentemente, é conduzido por procuradores de São Paulo.

Além disso, o MPF investiga também a contratação da empresa Pulsar. Segundo o Governo da Bahia, a compra foi cancelada a seu pedido “por incapacidade de entrega na data prevista”. O valor foi integralmente devolvido aos cofres públicos, ainda de acordo com o governo. O MPF apura a veracidade das informações.

O outro inquérito civil é referente à compra feita junto à empresa Ocean26, sediada nos Estados Unidos. O valor milionário não foi devolvido pela empresa, que não entregou os respiradores.





Deixe sua opinião