Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

A vice-líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, Maria Marighella, defendeu, nesta quinta-feira (8), participação popular ampla na discussão da proposta da Prefeitura de Salvador que estuda mudar o circuito Barra-Ondina, do Carnaval de Salvador, para o bairro da Boca do Rio, também na orla da cidade.



Para Maria Marighella, além do Conselho do Carnaval e Festa Populares, o evento deveria ser tratado no Conselho Municipal de Políticas Culturais, fórum adequado para a avaliação dos componentes culturais diversos que envolvem o evento.

“O Carnaval não pode ser visto apenas no seu aspecto mercadológico, é fundamental participação ampla de quem faz a festa porque é, antes de tudo, manifestação popular, memória, patrimônio imaterial, é cultura em movimento com suas diversas redes produtivas”, argumenta.

Para a vice-líder do PT na CMS, é necessário, sim, pensar em diminuir a pressão do Carnaval de grandes trios sobre a Barra, mas também tratar do Carnaval do Campo Grande-Osmar, que é o dos mais tradicionais, e está sendo esvaziado. Sofre com a ausência de políticas, ainda, os carnavais nos bairros a exemplo do Nordeste, Garcia, dentre outros.

“Não há uma discussão sobre como essa mudança pode impactar o Circuito do Campo Grande. Quando Bruno Reis fala em Carnaval questionamos: que carnaval? Carnaval para quem? Planejado por quem? E sob quais condições? Mais um evento produzido por empresas do entretenimento com grandes patrocinadores? Até quando a prefeitura vai valorizar estruturas privatistas, segregadoras e higienistas e fechar os olhos para o ecossistema pulsante que faz o Carnaval sem que haja um conjunto de políticas públicas que o contemple?”, questionou.



Deixe sua opinião