Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Após a decisão da justiça de Minas Gerais, a prefeitura de Betim suspendeu a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 no estado.

Segundo a vara mineira, a vacinação de estudantes entre 12 e 14 anos só poderia ser iniciada após a comprovação de que todos os membros dos grupos de risco até os 18 anos já foram imunizados.

De acordo com o ministério da Saúde, a vacinação não é proibida, mas a gestão municipal deve assumir a responsabilidade em caso de reações adversas dentro da nova categoria de vacinados.

“O ministério ressalta que o Programa Nacional de Imunizações é o responsável por direcionar as normas básicas da vacinação da população brasileira. Cabe aos gestores municipais a decisão de seguir essas orientações. Porém, qualquer decisão fora das normas deve ser aprovada pelo Conselho Intergestores Bipartite — composto pelo representante de saúde do estado e do município.”, disse.

“Vale esclarecer que cabe ao gestor municipal a responsabilidade por qualquer efeito adverso na população que vier a ser vacinada fora da orientação”, concluiu.



Deixe sua opinião