Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

Candidato mais votado ao governo da Bahia em Itabuna, ACM Neto (União Brasil) costura um acordo para apoiar a candidatura do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) à prefeitura do município em 2024. A informação, que já tinha sido divulgada pelo Política ao Vivo, voltou a ganhar força nos últimos dias.



Tido como pré-candidato oficial de Neto na cidade, o atual vice-prefeito, Guinho, do União Brasil, também deve entrar no acordo. Não se sabe, entretanto, qual seria a função do político na aliança, nem se disputaria algum cargo. A estratégia é tentar conquistar um maior número de prefeituras em cidades importantes, para não perder forças políticas em uma eventual nova candidatura ao governo da Bahia em 2026. O pouco apoio dos prefeitos, na visão parte dos aliados de ACM Neto, foi determinante para a sua derrota em 2022, além da dificuldade de penetração na maioria dos municípios.

ACM Neto pode mirar Itabuna para medir forças com Jerônimo

A estratégia de ACM Neto também passa pela garantia de ter mais um deputado no pequeno bloco de oposição na Assembleia Legislativa (Alba). Antes do avanço de Neto, Pancadinha flertou com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que já conta com o deputado Luciano Araújo, presidente do Solidariedade na Bahia, na base governista.

Até o momento, Pancadinha ainda não falou abertamente sobre a possível aliança, nem de um acordo com Guinho. A candidatura a prefeito da cidade com o apoio do ACM Neto , entretanto, já é dada como certa nos bastidores.



Deixe sua opinião