Fotos: Alba / SecomBA

Em um texto publicado no seu Facebook, na última terça-feira (1), o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) subiu o tom contra o governador Rui Costa e acusou o petista de atuar com ‘conivência’ no desmatamento irregular que está acontecendo em Piatã, na Chapada Diamantina.



O governador concedeu a licença para o desmatamento, através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), para a construção de um empreendimento na área. Hilton prestou solidariedade à população local e classificou o episódio como um “atentado”.

“Para nós, o governador Rui Costa (PT) atua com omissão e conivência diante de ataque ao meio ambiente e à agricultura familiar na cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, feito pelo empreendimento do agronegócio da Shuichi Hayashi. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que o governo da Bahia concedeu licença irregular de desmatamento para um empreendimento de agronegócio em Piatã. O consentimento foi feito por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Essa vergonha, este atentado, precisa ser apurado com rigor e estabelecidas as responsabilidades”, dizia parte do texto.

“Após a divulgação das portarias do Inema de nº 21.671 e 21.672, a empresa Shuichi Hayashi deu início às atividades na área do empreendimento alargando a estrada que segue paralela ao Rio de Contas. Nos dias 26 e 27 de outubro moradores contaram que houve um intenso tráfego de caminhões e tratores que foram utilizados para jogar cascalho na estrada. Devido às chuvas fortes do dia 27 de outubro, todo o cascalho foi levado para o rio, deixando-o completamente enlameado, em uma condição muito diferente da habitual, impossibilitando o uso da água pelos vizinhos. Manifestamos nosso total apoio e solidariedade aos piataenses que lutam contra as portarias de nº 21.671 e 21.672 do Inema”, concluiu o psolista em nota.





Deixe sua opinião