Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / Instagram

Um grupo formado por defensores públicos, profissionais do Direito, procuradores e advogados divulgou uma nota ‘convocando’ o senador Jaques Wagner a ser candidato ao governo da Bahia, após a notícia de seu possível recuo.



No texto, os profissionais que integram o Sistema de Justiça da Bahia afirmam que a candidatura do petista é “vital” para a democracia. A carta ainda cita que o senador baiano representa a opção “mais segura eleitoralmente” nesta momento. Ao todo, assinam a carta 67 nomes do direito baiano.

Confira a carta:

O conjunto dos atores sociais que integram o Sistema de Justiça da Bahia, abaixo assinados, atentas/os ao atual momento político que atravessa o nosso país, com consequências para toda a população, entende que a candidatura do senador Jaques Wagner para o cargo de governador do Estado da Bahia é de vital importância para a democracia.

O país atravessa um cenário em que as instituições são constantemente atacadas, em que os direitos humanos mais básicos são questionados, em que a constituição, as garantias penais e os tratados internacionais são apontados como problemas em vez de soluções. É necessária oposição firme aos retrocessos e o senador já demonstrou seu compromisso com a Carta Magna e com o republicanismo.

Entendemos que Jacques Wagner representa a opção mais segura eleitoralmente no momento para que as forças sociais e os partidos políticos do campo progressista ampliem o acesso da população aos seus direitos e promovam a independência e da harmonia entre os Poderes, apoiando o fortalecimento e a independência das instituições que integram o Sistema de Justiça, com vistas à defesa do Estado democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.

Pela democracia e pelo respeito à constituição. 

Bahia, 26 de fevereiro de 2022

Desde o anúncio de que o senador Otto Alencar (PSD) poderia ser o candidato ao governo do grupo político que governa o estado, movimentos sociais e partidos da base aliada passaram a se manifestar publicamente pedindo que Jaques Wagner volte atrás de sua decisão de não tentar um terceiro mandato à frente da Bahia. A decisão final deve sair nas próximas semanas.



Deixe sua opinião