Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: João Ramos / Bahia / Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Uma reportagem do jornal O Globo desta quinta-feira (26) indica que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue negociando com o União Brasil para ter o partido em sua base de apoio no Congresso Nacional.

De acordo com a publicação, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já estava no pacote de negociações da legenda.



O líder do União Brasil na Câmara, o deputado baiano Elmar Nascimento, é quem conduz a negociação. Notícias de semanas passadas já apontavam o interesse de Elmar em manter o controle da Codevasf no governo Lula.

Além da Companhia, porém, O Globo indica que o UB, partido de ACM Neto, quer também os comandos da Superintendência de Seguros Privados (Susepe), da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e ainda a presidência do Banco do Nordeste.

Somados, os orçamentos destes órgãos superam R$ 2,9 bilhões em 2023.

O presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), quer que o partido integre a base de apoio de Lula, mas enfrenta a resistência do próprio Elmar, segundo o jornal.

O deputado baiano foi barrado por petistas para a vaga de ministro da Integração Nacional. No último final de semana, ele encontrou o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, no aniversário de Diego Coronel. Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, também esteve presente.



Deixe sua opinião