Foto : Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Como já era esperado, o primeiro turno das eleições em Salvador registrou um aumento no número de abstenções. As ausências foram 21,3% maior do que o pleito de 2016. Neste domingo (15), foram 501.993 ausentes, enquanto a eleição anterior registrou que 413.960 pessoas que não compareceram.



Em comparação com a quantidade total de eleitores aptos em Salvador, as abstenções deste ano correspondem a 26,46%. Em 2016, esse percentual foi de 21,20% em relação ao eleitorado registrado. Assim, a capital baiana teve a maior abstenção dos últimos 20 anos levando, em contas apenas as disputas municipais.

O alto número de abstenções tem a ver com a pandemia. Outras capitais também registraram altos indicies de ausência, algumas na casa dos 30% de abstenção, como o Rio de Janeiro e Porto Alegre, com 33%, Goiânia, com 31% e Curitiba, com 30%.

Justificativa

Quem não votou neste domingo (15) tem 60 dias para justificar a ausência. Entretanto, é preciso apresentar documentação que comprove o motivo da ausência.

O eleitor pode justificar pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou entregando um Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral acompanhado por um comprove a ausência.

 

 





Deixe sua opinião