Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Agência Câmara/Wilson Dias/Agência Brasil

Ainda tratada no campo da especulação, a candidatura do deputado federal baiano Antônio Brito (PSD) à presidência da Câmara dos Deputados, em 2025, deve nascer com uma boa margem de votos garantida. Ele deve travar uma disputa contra o também baiano Elmar Nascimento (União Brasil).



Deputados consultados pelo Política ao Vivo informaram que, se Brito for visto pelo governo como um nome com potencial para bater de frente com o grupo de Arthur Lira, ele deve contar com o apoio de parte expressiva do Congresso.

A conta dos parlamentares indica que Antonio Brito conseguiria, de largada, boa parte dos 24 votos governistas da bancada baiana no Congresso. Em um cenário em que cada voto é valioso, se tiver o apoio do seu partido, o PSD, e do governo, o deputado federal conseguiria aglutinar, de largada, quase 200 votos.

O número seria suficiente para ele brigar com um eventual candidato de Arthur Lira, atual presidente, que pode ser Elmar Nascimento, também baiano. Fala-se que a base de Lira no Congresso, o chamado Centrão, seja de mais de 200 deputados.

Segundo levantamento feito pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), um centro de estudos em ciência política ligado à UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), divulgado em janeiro deste ano, dos dez parlamentares mais influentes da legislatura que se encerrou em 2022, apenas três baianos marcaram presença: justamente Elmar Nascimento e Antonio Brito, além de Arthur Maia.

A influência de um deputado é medida pelos cargos que ele ocupa dentro da Câmara e pelos projetos de lei dos quais ele é relator durante sua legislatura.

Com Antônio Brito e Elmar, Bahia pode ter embate inédito pelo comando da Câmara

Baiano é preparado para sucessão de Arthur Lira na Câmara



Deixe sua opinião