Foto: Agência Alagoas

Como informado em primeira mão pelo Política ao Vivo nesta semana, o governador Rui Costa (PT) se prepara para deixar a presidência do Consórcio do Nordeste após mais de um ano no cargo.

Seu mandato terminou em março deste ano, mas foi prorrogado até dezembro de 2020 em função da pandemia de Covid-19, segundo a assessoria de imprensa do Consórcio Nordeste. O mandato do presidente é anual, podendo haver apenas uma reeleição.



Rui deixa o comando do Consórcio mais fraco do que entrou, no início de 2019. Durante o ano passado, o governador baiano polarizou com o presidente Jair Bolsonaro e conseguiu ganhar projeção nacional, forçando a cúpula do PT a reconhecê-lo como nome a disputar a Presidência em 2022.

Com a pandemia de Covid-19, no entanto, três compras de respiradores viraram alvos do Ministério Público Federal (MPF) e diversos gestores nordestinos, entre governadores e prefeitos, entraram na mira de operações da Polícia Federal. A perda de força do grupo fez com que começassem a surgir rumores da extinção do mesmo.





Deixe sua opinião