Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Betto Júnior / Secom.

O prefeito Bruno Reis (DEM) comentou, nesta quarta-feira (14), sobre a instalação da CPI da Covid no Senado, que deve apurar a condução do governo federal na pandemia do novo coronavírus.



Para Bruno, que afirmou não temer qualquer CPI, embora prefeitos e governadores estejam de fora, por questão constitucional, de qualquer investigação do Congresso Nacional, os senadores parecem estar “desconexos” da realidade do país. Bruno questinou o Senado e disse que parlamentares poderiam estar focados em em ajudar na pandemia.

“Aqui em Salvador, nós não temos nenhum incidente que gere investigação e apuração. Estamos tranquilos. Todos estão sujeitos às formalidades legais. Será que o Senado poderia estar gastando energia para ajudar na pandemia? A minha opinião é que eu vejo o Congresso desconexo da realidade brasileira”, começou.

“A gente está discutindo pandemia, e eles a imunidade parlamentar. O Congresso fica a reboque dos fatos. Eu defendo que CPIs sejam instaladas para apurar irregularidades. Essa CPI poderia ter ficado para o segundo semestre, depois que a pandemia tiver dado uma baixada. Talvez essa CPI não ajude agora”, completou o democrata, durante coletiva virtual.

Senadores tentaram incluir prefeitos e governadores na CPI. Mas, como a Constituição Federal prevê que gestores estadauais e municipais evem ser investigados pela Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, apenas o governo federal será o alvo inicial da ação. Ainda assim, os governos estaduais e municipais podem ser atingidos, uma vez que recebem repasses federais.





Deixe sua opinião