Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Reprodução / TV

O Banco do Brasil tem segurado a concessão de crédito para estados comandados por adversários do presidente Jair Bolsonaro. Um dos estados que não conseguem empréstimo é a Bahia, governada por Rui Costa (PT). A reportagem é do jornal Folha de S.Paulo.

O estado baiano enfrenta problemas para contratar uma operação com o banco. Procurado pelo jornal, o governo estadual, por meio da Secretaria de Fazenda, preferiu não se manifestar.



Em 2021, o BB concedeu R$ 5,3 bilhões em créditos para estados e quase 70% desse valor foi para estados de governos aliados. A Bahia solicitou um crédito de R$ 228 milhões para infraestrutura. O estado também tem nota B na classificação do Tesouro, mas até não teve o pedido atendido pela instituição financeira.

O Banco do Brasil disse que segue aspectos técnicos e destacou o relacionamento que possui com os estados citados em outras operações de crédito ou processamento de folha de servidores.

“Existe proposta de novo empréstimo [à Bahia], que está em análise, obedecendo aos mesmos critérios técnicos adotados pelo BB para os demais estados”, disse. “Quanto a Alagoas, o assunto está judicializado e o BB irá se manifestar nos autos no momento oportuno”, afirmou o banco.



Deixe sua opinião