Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Divulgação/ União Brasil

Candidato ‘solo’ em 2022, quando perdeu a disputa pelo governo, o ex-prefeito ACM Neto, atual vice-presidente do União Brasil, tem tentado publicamente emplacar o nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para o Palácio do Planalto nas eleições de 2026.



Durante evento do União Brasil, no último sábado (15), Neto adotou de vez o tom de campanha adiantada e ‘lançou’ o aliado ao Planalto.

Em tom inflamado, Neto afirmou que “a verdadeira união” começa com a candidatura de Caiado, a quem ele se referiu como futuro presidente.

“A verdadeira união pelo Brasil começa hoje, aqui no Centro-Oeste, começa hoje em Goiás, com Ronaldo Caiado, o nosso futuro presidente desse país”, disparou ACM Neto em discurso.

A estratégia de Neto é oposta ao que ele tentou em 2022. Na ocasião, o então candidato ao governo não quis vincular seu nome a nenhum postulante à presidente. Nem mesmo Soraya Thronicke, candidata ao Planalto pelo União Brasil, obteve espaço no seu palanque.

Neto chegou a flertar com Ciro Gomes, que teve a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como vice, mas não concretizou a aliança. ACM Neto também foi alvo de críticas por não apoiar Lula (PT) ou Bolsonaro (PL), e se colocar à disposição para governar com ambos.

A postura foi alvo de ataques dos demais candidatos ao governo, que deram a Neto a alcunha de “tanto faz”. Jerônimo Rodrigues (PT), eleito governador, teve o apoio do presidente petista, enquanto João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania e antigo aliado do ex-prefeito, caminhou com o então chefe do Planalto.

Caso Caiado seja candidato a presidente, Neto terá no palanque um postulante forte para nacionalizar a disputa, diferente do último pleito. O governador de Goiás tenta herdar os votos da direita conservadora com a ausência de Bolsonaro, inelegível, no pleito. O mote da eventual candidatura será a segurança pública, o mesmo usado por ACM Neto na Bahia, mas sem sucesso.



Deixe sua opinião