Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Secom / PMS

O presidente nacional  do Democratas, ACM Neto, precisará quebrar um tabu histórico para ser eleito governador em 2022. Nunca um ex-prefeito de Salvador eleito democraticamente chegou ao Palácio da Ondina pelo mesmo processo, como aponta o jornal Tribuna da Bahia.



Ex-prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, a hoje deputada federal Lídice da Mata (PSB) tentou chegar ao mais alto cargo do poder estadual em 2014, quando tinha quatro anos do seu mandato como senador, mas acabou ficando em terceiro na disputa, com 6,62% dos votos. Na ocasião, Rui Costa (PT) foi eleito para seu primeiro mandato.

A história se repetiu em 2018, desta vez com João Henrique. Prefeito de Salvador entre 2005 e 2012, João Henrique tentou o Palácio da Ondina em 2018, mas obteve um desempenho ainda mais pífio, quando ficou em quarto lugar, atrás de Rui, Zé Ronaldo (DEM) e Marcos Mendes (PSOL), conseguindo apenas 0,58% dos votos.

A Tribuna também lembra que Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007, chegou a ocupar os dois cargos e ser eleito governador por vias democráticas em 1990, mas quando ocupou a Prefeitura de Salvador, foi nomeado pela Ditadura Militar.



Deixe sua opinião