Foto: Secom / Prefeitura

O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou, nesta terça-feira (8), que vem conversando com fabricantes para comprar a vacina contra a covid-19, caso seja preciso adquirir o imunizante de maneira independente. Além disso, o prefeito de Salvador disse que a Prefeitura já possui um plano municipal de imunização contra a doença.



Entretanto, ainda não há previsão de datas para o início da imunização. Para que a vacinação possa ocorrer, é preciso que a Anvisa libere uma vacina.

“A gente já desenhou o plano municipal de imunização, ou seja, toda estratégia e a estrutura para vacinar nós já temos hoje desenhada na prefeitura. Quando a vacina chegar, no dia seguinte a gente vai estar preparado para começar. Não dá ainda para a gente fazer uma previsão de datas, porque existe toda essa discussão federal, da Anvisa, mas as notícias indicam que as vacinas começarão a ser credenciadas ainda em dezembro”, disse o prefeito em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.

Além do contato com os fabricantes de vacinas contra a Covid-19, Neto afirmou ainda que Salvador já possui freezers para armazenar o insumos.

“Eu pedi ao secretário Léo Prates que abrisse diálogo com todas as principais instituições que estão trabalhando na produção da vacina. Nós já começamos a conversar com a Pfizer, já começamos a conversar com o Instituto Butantan, de São Paulo. Já manifestamos para essas duas instituições o desejo de, se for o caso, comprar a vacina”, declarou.

Sobre os freezers, o secretário municipal da Saúde, Léo Prates, usou suas redes sociais para informar que Salvador possui quatro freezers que chegam a -86°C para armazenar as vacinas que precisam ser conservadas até essa temperatura. Ainda segundo Prates, a capital baiana está preparada para receber 160 mil doses de uma só vez.





Deixe sua opinião