Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Luana Bernardino/Divulgação

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, afirmou em publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira (17), que o Procon notificou a Acelen, administradora da refinaria Mataripe, para obter informações sobre os preços dos combustíveis. A Acelen já informou que não seguirá a política da Petrobras, que acabou com a Política de Paridade Internacional (PPI).



Segundo Felipe, o superintendente do Procon, Tiago Venâncio, já está cuidando do caso e atuará com o Ministério da Justiça. Privatizada durante o governo Jair Bolsonaro (PL), a refinaria Mataripe, em São Francisco do Conde, anunciou a manutenção da política de preço baseada no mercado internacional. Assim, as possíveis reduções feitas pela Petrobras não precisarão ser seguidas pela Acelen.

“O PROCON Bahia notificou hoje a administradora da refinaria Mataripe solicitando informações sobre os preços dos combustíveis. Seguiremos protegendo os consumidores e acompanhando os efeitos da nova política de preços da Petrobras sobre o valor final cobrado nas bombas”, escreveu o secretário, que continuou.

“A ação do governo federal no mercado de combustíveis foi corajosa e necessária de modo que não podemos descuidar das medidas de fiscalização que assegurem a efetividade das medidas econômicas adotadas na proteção dos cidadãos”, completou.

Em resposta, a Acelen enviou a seguinte nota:

A Acelen informa que, nos últimos meses, reduziu, semanalmente, os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe, seguindo mercados de referência. No diesel, foram 10 reduções consecutivas, acumulando queda de 31% desde o início do ano. Já a gasolina acumula queda de 16% no mesmo período. Em relação ao GLP, que tem preço atualizado mensalmente, a redução foi de cerca de 10%, de março para maio. Novo reajuste será anunciado no início de junho.

Os reajustes para baixo refletem a política de preços da empresa, que segue critérios técnicos, levando em consideração variáveis como custo do petróleo, dólar e frete, em consonância com as práticas internacionais de mercado. Cabe destacar que a empresa possui uma política de preços transparente, a partir de uma fórmula objetiva, homologada pela agência reguladora, que assegura previsibilidade e preços justos, visando um mercado mais competitivo no país.




Deixe sua opinião